William Blake [1757 - 1827]

No seu conjunto, a obra de Blake constitui uma verdadeira cosmogonia, que reescreve e recombina diferentes mitos da criação. Ao escrever, desenhar, gravar, imprimir, pintar e publicar, William Blake tomou nas suas mãos todo o potencial simbólico do livro como máquina de criação e chamou a si o controlo do modo de produção tipográfico, num momento em que se acentuava a divisão do trabalho e se anunciava já a industrialização da imprensa. Além dos poemas proféticos em manuscrito Tiriel (c. 1789), The French Revolution (1791) e The Four Zoas (c. 1795-1804), a sua obra inclui os seguintes livros iluminados: All Religions are One (c. 1788), There is No Natural Religion (c. 1788), Songs of Innocence (1789), The Book of Thel (1789), The Marriage of Heaven and Hell (1790), Visions of the Daughters of Albion (1793), For Children: The Gates of Paradise (1793), America a Prophecy (1793), Europe a Prophecy (1794), Songs of Innocence and of Experience (1794), The First Book of Urizen (1794), The Book of Los (1795), The Song of Los (1795), The Book of Ahania (1795), Milton A Poem(1811) e Jerusalem: The Emanation of the Giant Albion (1820). Aos livros iluminados juntam-se ainda centenas de pinturas, desenhos e gravuras. Nos últimos dez anos, a digitalização da sua obra tem construído um espaço de leitura que permite olhar de forma renovada para a materialidade icónica do seu traço visionário, restituindo a integridade visual e literária dos originais.
Manuel Portela


Referências essenciais:

www.blakearchive.org
www.tate.org.uk/learning/worksinfocus/blake/index.html

Blake, William. Sete Livros Iluminados [edição bilingue, inclui os livros: All Religions are One (c. 1788), There is No Natural Religion [a] and [b](c.1788), The Book of Thel (1789), America a Prophecy (1793), Europe a Prophecy (1794), The Song of Los (1795), The Book of Los (1795)], Lisboa: Antígona, 2005.

William, Blake. Quatro Visões Memoráveis [edição bilingue, inclui os livros: The Marriage of Heaven and Hell (1790), Visions of the Daughters of Albion (1793), The [First] Book of Urizen (1794), The Book of Ahania (1795)], Lisboa: Antígona, 2006.

Identificação da Equipa:

Discussão e Ideias Alexandre, Anabela Fernandes, Laetítia Morais, Manuel Portela, Mário Montenegro, Nuno Fareleira, Pedro Andrade, Rui Capitão, Rui Simão e Tanya Ruivo

Ideia, tradução e selecção de textos e imagens Manuel Portela
Direcção artística Mário Montenegro
Assistência de direcção e produção executiva Alexandre
Intérpretes Anabela Fernandes, Mário Montenegro, Nuno Fareleira e Tanya Ruivo

Espaço cenográfico, figurinos e d
esign Pedro Andrade
Sonoplastia Rui Capitão
Vídeo Laetítia Morais
Iluminação e Direcção Técnica Rui Simão
Programador de sensores Rui Monteiro
Registo fotográfico Francisca Moreira
Assistência de Produção Joana Figueiredo

Projecto financiado pela
DG Artes (Direcção Geral as Artes) / MC (Ministério da Cultura)

Apoios
British Council, MAFIA – federação cultural de Coimbra, F. Letras da U. C., Ilídio Design., Diário de Coimbra, RUC, República Rosa Luxemburgo